domingo, 5 de dezembro de 2010

O Olhar

Entrevistador - O que mais o emocionou em sua jornada terapêutica?

Gaiarsa :
 A ausência do olhar na Psicoterapia – e as conseqüências dessa ausência. Desde Freud, que afastou o paciente de seu campo visual, até a psicologia ensinada nas escolas, em nenhuma das quais há uma aula sobre "A Influência do olhar nas relações humanas". Tem cabimento uma coisa dessas? Minha maior emoção foi e continua sendo a indignação com essa cegueira profissional compulsória. Por isso, passei a estudar Reich – porque ele olhava para o paciente e assim começou a perceber que o inconsciente é visível – que as pessoas mostram na expressão não-verbal (faces, gestos, atitudes) tudo o que acreditam estar escondendo... Quase todas as pessoas que se vêem gravadas em teipe mostram muita estranheza com a própria aparência e a psicologia ignora esse fato básico: meu rosto, que eu desconheço, é quase tudo o que o outro vê de mim. Essa discordância permite compreender a maior parte dos desentendimentos entre as pessoas. 


Encontrei esta entrevista do Gaiarsa neste blog: http://anasimplesassim.multiply.com/reviews/item/1

A série toda é bem bacana, são uns videos que o Gaiarsa gravava pro pessoal da comunidade dele no orkut, mas vou postar aqui o que eu achei que tinha mais a ver com o post.




E gostaria de recomendar este livro que estou lendo e gostando bastante:



Sinopse

Subestimamos o olhar, supervalorizamos a palavra. A frustração, a tristeza e o amor estão na cara de quem sente, nos gestos. Ainda assim, optamos por fingir que não estamos vendo. Partindo dessa constatação, o autor mostra quanta hipocrisia se gera com essa falta de olhar - tanto para o outro quanto para nós mesmos. Além disso, ressalta a importância pedagógica do olhar e a importância da visão múltipla do mesmo fato para acabar com todo tipo de repressão - na escola, na família, na sociedade. 

Um comentário:

  1. "Subestimamos o olhar, supervalorizamos a palavra." Concordo 100%. Não consigo valorizar a palavra se a ação da pessoa é contraria do que ela diz... tb tem muito disso hj em dia. Ex: Tenho muitas amigas que dizem que não bebem- pq acham que é feio mulher dizer que bebe e ficar bebada.- Mas se deixa uma garrafa de qq coisa alcolica perto delas, elas acabam com o mundo!
    Vai entender...
    Tenho problemas com contato visual... é intimo demais pra eu ficar compartilhando assim com qq um... Odeio quando invadem minha bolha!
    Se eu fizesse psicologia então, seria do time que segue o modelo freudiano rsrsrsrs

    ResponderExcluir